Meio&Mensagem
Content Lab Em parceria com

Criatividade e dados a serviço das pessoas

McCann Health Brasil se consolida como referência global em campanhas voltadas para as áreas de Saúde e Bem-Estar, com uma atuação focada na expertise de uma equipe multidisciplinar e em todo o processo dos trabalhos baseado em dados

M&M Content Lab

Agência Global de Health do Ano pelo LIA – London International Awards, um dos festivais de criatividade mais prestigiados do mundo. Rede Regional de Health & Pharma, também pelo LIA. Uma das quatro agências de Health mais criativas do mundo, de acordo com o Relatório de Criatividade do Festival Internacional de Cannes.

As importantes premiações conquistadas em 2019 pela McCann Health Brasil comprovam o reconhecimento internacional da expertise para tratar de temas com grande impacto na vida das pessoas e da excelência no campo criativo.
“As conquistas são resultado de um trabalho consistente, que a cada ano evolui em conhecimento científico e na utilização precisa de dados”, afirma o CEO da agência, João Consorte.

O uso cuidadoso de dados, de fato, permeia todo o processo de criação e estratégia. Informações sobre determinada especialidade da Medicina, as características dos médicos que atuam no segmento, as dores da sociedade relacionadas ao assunto e a cadeia de profissionais que precisam ser impactados são criteriosamente mapeadas. A agência chega a contar com o que chama de BI News, um relatório de business intelligence compartilhado com todas as áreas para melhor entendimento das necessidades dos clientes e, consequentemente, melhores resultados. Os trabalhos vão além de filmes, anúncios impressos e internet: envolvem comunicação para classe médica, endomarketing, awareness, divulgações sobre acesso a mercados e tratamentos. “Atuamos para levar informações e conhecimento que vão ajudar o médico na sua atividade profissional e o público no que diz respeito a saúde e bem-estar”, diz Consorte. “E com toda essa responsabilidade, em Health nada pode ser ‘o que eu acho’, tudo tem que ser baseado em informações científicas e dados”. O executivo faz questão de ressaltar a qualidade e especialização dos colaboradores da agência. “Temos uma equipe multidisciplinar que foi se desenvolvendo ao longo dos anos e hoje forma um time muito qualificado em Health. Esse é um dos nossos diferenciais”, afirma.

Muito além da saúde
Criatividade da McCann Health Brasil quebrou paradigmas na comunicação para a área

“Dados do Coração” (BP — A Beneficência Portuguesa de São Paulo)
Para reforçar a importância da prevenção e reduzir o comportamento imediatista dos brasileiros de irem ao médico, a agência realizou uma ação conjunta com a área de tecnologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, para motivar as pessoas a cuidarem mais da própria saúde. Atentos às pessoas que buscaram o pronto-socorro e o ambulatório do hospital no período de um ano e que corriam o risco de desenvolverem doenças cardiovasculares, foi realizada uma estratégia omnichannel, personalizada de acordo com o perfil de cada pessoa, usando social media, email marketing e mídia programática. A ideia as levava a um portal com conteúdo sobre os temas propostos, além de canais de contato e marcação de consultas. “Procuramos mostrar a preocupação que temos em atender nossos clientes, a qualidade do nosso corpo clínico e dos demais profissionais de saúde, dos equipamentos de última geração e do amplo quadro de serviços, além de alertá-los para a importância do tratamento e do cuidado integral com a própria saúde”, explica Roberta Dovtartas Landucci, gerente-executiva de Marketing da BP. A ação, que teve mais de 60% de impacto sobre as pessoas, fazendo-as retornarem para o acompanhamento da saúde, levou o Bronze no Effie LATAM.

“1 minuto e 46 segundos” (Grupo Leforte)
Para ressaltar a importância do hospital oficial do GP Brasil de F1, o filme com uma narrativa ousada e um mix de técnicas de animação lembrou a atitude heroica de Ayrton Senna, após o grave acidente do piloto francês Erik Comas, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 1992. Ao ver o acidente, o brasileiro arriscou sua própria vida ao parar seu carro na pista para correr até o carro do companheiro e desligar o motor, evitando uma explosão por conta do vazamento de combustível. O título remete à volta mais rápida do circuito belga e o filme foi premiado com 1 Prata no Lions Health, 2 Ouros no LIA, e Ouro e Bronze no El Ojo.

“Quem vai herdar sua maior riqueza” (Hospital Moinhos de Vento)
A criação recorreu à estética da joalheria para mobilizar as pessoas em relação as doações de órgãos, já que de cada oito potenciais doadores apenas um doa o órgão efetivamente, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. As peças retratavam órgãos como olho, rins e coração como luxuosas joias para evidenciar o valor inestimável de quem herda um órgão doado. A campanha foi veiculada em revistas de luxo e nas redes sociais do hospital.

“Campanha Vegetais” (Natulab)
Campanha criada para tratar um tema que é sempre motivo de riso ou constrangimento entre as pessoas: flatulência. Foram criados personagens em 3D inspirados nos vegetais mais comuns, que são fibras naturais — cenouras, beterrabas e rabanetes. De uma maneira divertida, as peças mostravam situações diárias para desmistificar a flatulência, pois é um sinal de que sua saúde está indo bem. A ação foi Bronze no LIA.

Impacto Positivo

O alto grau de especialização e a atuação focada da unidade brasileira de health da McCann tem seus motivos. Esse setor movimenta anualmente mais de R$ 500 bilhões no Brasil, o 8º maior mercado de Saúde do mundo. Além disso, o País é o 4º em número de profissionais da área médica, com 2,18 médicos para cada mil habitantes. Os gastos com saúde correspondem a 9,1% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo dados do Ministério da Saúde.

“O mercado de health no Brasil tem um potencial muito grande, mas requer alto grau de conhecimento das suas práticas, pois é fortemente regulamentado pelos órgãos oficiais, como Anvisa, e muito exigente da parte dos clientes. A McCann Health Brasil tem esse entendimento e a experiência necessária para melhor aproveitamento e eficácia de qualquer trabalho”, diz Saturnino Izquierdo, VP da McCann Health LATAM e membro da equipe de liderança global da McCann Health.

Dentro desse cenário, a necessidade de uma comunicação assertiva e com impacto positivo sobre a sociedade é fundamental para as marcas.

“A McCann Health entende de forma holística o ecossistema de saúde, captura com profundidade a essência das necessidades dos pacientes e profissionais do segmento. A agência traduz com criatividade as estratégias das marcas em uma comunicação original e engajadora. Além disso são uma equipe ‘fun to work with!’”, afirma Mariana Lemos, Head de Marketing da área de Medical Nutrition da Nestlé Health Science, cliente da McCann Health.

Diversidade e conhecimento

A diversificação da origem dos profissionais chama a atenção por envolver atividades que dificilmente alguém associaria a uma agência. Ao lado de publicitários dos departamentos de Criação, Planejamento e Atendimento, estão médicos, biólogos, farmacêuticos, jornalistas e até um agricultor, além de especialistas em tecnologia e artes cênicas, que atuam de maneira integrada, de acordo o objetivo do trabalho.

João Consorte explica que a variedade deve-se aos desafios da comunicação voltada para a Saúde, onde se faz necessário ter um profundo conhecimento não só do tema abordado, como também dos vários públicos que uma campanha precisa atingir, além de saber os impactos que a iniciativa terá na sociedade.
“Comunicar para vários stakeholders é muito desafiador e complexo. Em uma mesma ação você precisa falar com públicos diversos como o médico, a enfermeira e o farmacêutico, sem poder esquecer do consumidor. Para atingir todos eles com a mesma mensagem, é preciso ter muito conhecimento do mercado”, aponta.
Essa autoridade da McCann Health Brasil tem como base a especialização e foco dos profissionais em três pilares: planejamento estratégico, criatividade e conhecimento científico. Uma curiosidade que exemplifica a expertise da equipe nessa área é que as pessoas que ocupam os cargos de liderança da agência somam mais de 200 anos de atuação em comunicação voltada aos cuidados com a saúde.

“A McCann Health Brasil conta com uma equipe das mais experientes do mundo. É difícil encontrar um time com uma trajetória tão focada em Health & Wellness como a agência liderada por João Consorte, que atua há mais de 25 anos no segmento. Todo esse conhecimento e essa maneira de atuar serve de referência para outros mercados, da mesma forma como eles, no Brasil, sabem observar o que funciona das outras localidades e aprendem com isso”, afirma Izquierdo

Referência global

Desde a sua chegada ao mercado, a McCann Health Brasil cresceu 680% e a expectativa para 2020 é de crescer pelo menos mais 30%. Tendo como preceito a entrega dos trabalhos focada na eficácia dos resultados dos clientes, a agência saltou rapidamente da equipe formada por apenas 8 pessoas, em 2015, para quase 100 profissionais, que hoje formam a maior agência especializada em saúde e bem-estar do País e uma referência global.

Agência reforça atuação em OTC

A McCann Health Brasil tem expandido sua atuação voltada para área de OTC (do inglês over-the-counter), que são medicamentos vendidos sem a necessidade de prescrição médica. Dada a importância desse segmento, que movimenta cerca de R$ 15 bilhões no País, a agência passou a alinhar suas atividades com a expertise global da rede McCann Health, somando assim serviços e soluções com a premiada metodologia já empregada na unidade brasileira.

“Passamos a investir mais na área voltada a OTC para ter uma entrega mais efetiva aos nossos clientes, com campanhas que também visam a democratização da Saúde no Brasil”, afirma o CEO, João Consorte.

Entre as iniciativas globais adotadas no país está a utilização de pesquisas proprietárias da rede e parcerias com áreas como a Pharmassist, assim como projetos como o Wally, uma plataforma omnichannel que conecta marcas a profissionais de saúde por meio de ciências de dados. Tudo isso atuando de maneira integrada com as demais áreas da agência, como as lideradas pelos gestores Fernanda Galvão, Estratégia; Bruno Abner, Criação; Adriano Botter, Digital e Mídia; Gisela Carvalhinho, Atendimento; Ricardo Takahashi, Growth; Claudia Giesbrecht, Operações; e Murilo Pedrosa, Financeiro. A equipe de OTC também passou a contar com Wilson Pereira, profissional com mais de 25 anos de experiência no atendimento a marcas como Pepsico, Bradesco, Bayer, Roche e Pfizer.

“Esse impulso faz parte do nosso objetivo em oferecer aos nossos clientes o melhor, mais completo e mais integrado serviço de comunicação em Health & Wellness”, afirma Saturnino Izquierdo, VP da McCann Health LATAM e membro da equipe de liderança global da rede.

Compartilhe

Publicidade
Publicidade

Patrocínio