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Com conteúdo focado no dia a dia e no bem-estar das pessoas, o GNT gera valor na entrega aos anunciantes por meio de ações multiplataforma criadas em conjunto com as marcas e integradas à programação do canal

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Inspirado pelas histórias das pessoas, o GNT é reconhecido por levar entretenimento ao público, com conteúdos que abrangem temas do cotidiano, como comida, casa, autoestima e diálogo — sempre com uma abordagem leve e facilmente identificada por quem assiste à sua programação.

Essa fórmula tem sucesso não só na audiência mas também no faturamento publicitário, principalmente entre os maiores anunciantes do canal. A receita: ações crossmedia, branded content (um formato no qual o GNT é pioneiro) e uma programação aderente aos objetivos das marcas.
“Aumentamos em quantidade, mas elevamos também o envolvimento no topo dos nossos investimentos, gerando um ticket médio maior. Esse é o nosso objetivo prioritário”, ressalta Daniela Mignani, diretora dos canais GNT, Viva e Mais Globosat, citando o aumento da receita em 15% entre os principais anunciantes do GNT.

Um dos exemplos é o projeto criado em abril para Seara Gourmet, para ressaltar a qualidade de seus produtos premium. Desenvolvido com as agências da marca, SunsetDDB e WMcCann, envolveu patrocínio do programa Que Marravilha!, em que foram produzidas duas edições exclusivas de 30 minutos de duração, chamadas Momento Gourmet.

Fernanda Paes Leme em série para Luna Rubi, da Natura: autenticidade e expressão

Estrelada pelos chefs Claude Troisgros e Batista, que se tornaram embaixadores da marca, a ação crossmedia envolveu ainda oito “breaks falsos” (produzidos como uma extensão da programação), 16 pílulas de conteúdo para sustentação, além de um projeto chamado Meu Amigo é Gourmet, no qual Troisgros usa sua influência nas redes sociais para promover um desafio entre influenciadores: criar pratos com toques especiais e produtos Seara Gourmet. As receitas foram disponibilizadas no Nhac GNT, hub de culinária presente no YouTube, Instagram e Facebook.

“Temos um time capaz de utilizar o melhor de cada marca da Globosat e colocá-las à disposição do anunciante.
Somos todos criadores e produtores de conteúdo e toda a nossa inteligência está a serviço do mercado publicitário”, comenta Daniela.

Segundo a executiva da Globosat, até outubro deste ano, o GNT realizou um total de 21 projetos branded content e multiplataforma, números que reforçam a expertise do canal em criar conteúdos para as marcas e a boa aceitação do mercado em relação às soluções disponibilizadas.

Canal tem o melhor break da TV por assinatura

Além da integração das marcas ao conteúdo de sua programação, o GNT também inclui vinhetas em seu pacote de soluções oferecido aos anunciantes, com seu elenco em situações caseiras, sem roteirização e interagindo com as marcas. Além de humanizar os apresentadores e aproximá-los do público, o formato tem agradado também o mercado publicitário. Tanto que o canal foi eleito pela sétima vez, o de melhor break da
TV por assinatura pelo PMV 2019 (Painel de Marketing dos Veículos), realizado pela Singular.
O GNT obteve 47% da preferência dos entrevistados ouvidos no levantamento, que são profissionais das maiores agências de
publicidade do país e dos principais anunciantes. Na sequência, aparecem outros três canais da Globosat: Multishow (23%), GloboNews (18%) e SporTV (14%).
“Nessa entrega aos anunciantes tentamos diminuir distâncias que eventualmente possam existir na percepção da audiência. Desta forma, construímos um contexto coerente, leve, afetivo e harmônico, que traz clareza para o mercado do que somos e um ambiente altamente favorável para a comunicação com os consumidores”, explica a diretora dos canais GNT, Viva e Mais Globosat, Daniela Mignani.

Sob medida

O número de projetos comerciais realizados ao longo deste ano tem na receita ingredientes que só o GNT pode colocar no menu para grandes anunciantes: proximidade com o público, apresentadores com alta credibilidade, equipe especializada em curadoria editorial para ações de branded content, estudos de comportamento que dão base para as iniciativas junto às marcas e propriedades integradas e eficientes para uma campanha multiplataforma.

De acordo com Daniela, os projetos deste ano foram realizados por anunciantes que investem numa combinação de ações importantes para suas marcas, como patrocínios, anúncios avulsos, projetos especiais, merchandising, programetes e redes sociais. “Isso só é possível porque temos um conteúdo de credibilidade, que desperta interesse, gera conversa. Essa é a principal matéria-prima para nos associarmos com as marcas e diversificar os projetos que apresentamos ao mercado”, afirma a diretora.

Projeto para Tamarine Probium contou com Thaynara OG e Juliana Goes

Os programas Saia Justa e Papo de Segunda são alguns dos exemplos de como o conteúdo pode se encaixar aos objetivos dos anunciantes. Semanais e ao vivo, ambas as atrações debatem comportamento e assuntos da atualidade que, muito frequentemente, estão em linha com o posicionamento e estratégia de comunicação de um produto ou marca. Foi o que levou a Hypera Pharma a investir em uma ação de Vitasay 50+, em debates do Saia Justa sobre o comportamento da mulher de mais de 50 anos, e a Unimed a promover seu foco em mudança de hábito como tema tanto do Papo de Segunda quanto do Saia Justa. “O mercado nos procura por termos a capacidade de promover essas conversas com o público, sempre procurando ampliar a consideração pela marca do anunciante”, comenta Leonardo Moura, gerente de produto e planejamento de mercado de GNT, Viva e Mais Globosat.

Uma demonstração do cuidado do canal para levar seus conteúdos ao mercado ocorreu no último dia 8 de novembro, quando foi realizado um evento para o Extreme Makeover Brasil, programa que será lançado ano que vem no GNT. Representantes de potenciais anunciantes foram convidados para um brunch, que contou com a presença de times de conteúdo, marketing e digital do canal e da área comercial da Globosat, para debaterem conjuntamente as possibilidades de ações dentro e fora da atração.

Em 2020, o GNT continuará apostando em conteúdos que conversam com temas ligados a saúde e bem-estar. No Refazenda com Bela Gil, que estreia no
canal em janeiro, além de preparar receitas com ingredientes orgânicos, a apresentadora irá ensinar ao público a criar produtos caseiros de higiene e beleza, sempre com o objetivo de mostrar que uma vida saudável engloba todos os nossos hábitos.

“Nossa intenção é ter cada vez mais anunciantes que explorem todo o nosso ecossistema de conteúdo”, completa Daniela.

Do bem-estar à autoestima
Conteúdo do GNT permite a construção de ações personalizadas envolvendo grandes marcas

Natura Luna Rubi
A ação para o novo perfume Luna Rubi, da Natura, teve o objetivo de ressignificar o termo “mulher sem vergonha”. Uma websérie foi publicada nos canais digitais com depoimentos de mulheres como a atriz Fernanda Paes Leme, para mostrar a importância de ser espontânea, autêntica e livre para se expressar.

Natura Tododia
Para divulgar a linha Natura Tododia e mostrar a importância do cuidado diário da pele, o programa Saia Justa debateu sobre as mulheres que não se limitam a uma ou outra caixinha, mas que já tiveram vários momentos diferentes e mudaram muito. Essa pauta se relaciona com o conceito do produto Natura Tododia, que mostra como as mulheres, que tiveram que derrubar tantos rótulos, nem percebem que até a pele feminina foi rotulada.

Coca-Cola – Ades
Entre julho e agosto deste ano, a marca Ades, da Coca-Cola, publicou um conteúdo especial no canal digital de culinária Nhac GNT, em que o influenciador de gastronomia Mohamad Hindi criou receitas à base de leite vegetal. No total, foram 10 vídeos que incluíram shakes, pratos salgados e doces, com desdobramento nas redes sociais do GNT e do influenciador. A ação envolveu ainda um programete de 30” veiculado no GNT para divulgar o projeto digital.

Tamarine Probium
Através de uma websérie, Tamarine Probium levou a mensagem de leveza relacionada ao bem-estar para GNT e VIU. Thaynara OG e Juliana Goes conversaram sobre os cuidados com o intestino em uma rotina corrida no canal do GNT no YouTube. E no Superbonita, Sophia Abrahão e Thaynara OG falaram sobre o assunto de forma divertida e sem tabu.

Vitasay 50+
O complexo polivitamínico Vitasay 50+ apostou no Papo de Segunda e no Saia Justa para relançar o produto, abordando a relação das pessoas com a idade e como esses parâmetros mudaram. Com o patrocínio dos programas e ações com Astrid Fontenelle e Mônica Martelli, a marca se apropriou do assunto e o levou ao público de forma natural.

Nestlé – Nutren Senior
O anunciante fechou uma pauta personalizada no Saia Justa para abordar o tema: “o que você quer ser quando envelhecer?”. As apresentadoras do programa debateram sobre como aproveitar o envelhecimento da melhor forma e contaram sobre como tratam o tema no dia a dia. A ação contou ainda com VT de Ana Beatriz Galhardi, geriatra e especialista em longevidade.

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